Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hadrolaelia lobata (Lindl.) Chiron & V.P.Castro EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-07-2012

Criterio: B1ab(iii,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

?Hadrolaelia lobata é uma espécie extremamente ornamental com distribuição geográfica restrita a alguns poucos afloramentos rochosos do litoral do Estado do Rio de Janeiro. A EOO é de apenas 1.287,53 km², e tem quatro situações de ameaça às quais a espécie se encontra submetida. Vem sofrendo um drástico declínio na extensão e qualidade do seu hábitat, altamente específico, devido principalmente à expansão urbana e à incidência de incêndios severos sobre a vegetação rupícola/saxícola dos afloramentos em que ocorre. Além disso, uma enorme pressão de coleta para fins de cultivo e comercialização nas suas subpopulações permite suspeitar que a espécie esteja sofrendo um forte declínio no número de indivíduos maduros. Assim sendo, H. lobata foi considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cattleya lobata Lindl.;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Hadrolaelia lobata ;
  • > Sophronitis lobata ;
  • > Bletia boothiana ;
  • > Bletia lobata ;
  • > Brasilaelia lobata ;
  • > Chironiella lobata ;
  • > Laelia boothiana ;
  • > Laelia lobata ;
  • > Laelia lobata var. alba ;
  • > Laelia rivieri ;
  • > Laelia xamanda ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Orquídea símbolo do Parque Nacional da Tijuca (RJ) e homenageada em selo pelos Correios (http://blog.correios.com.br/correiosonline/2011/06/emissao-especal-homenagem-ao-parque-nacional-da-tijuca/; acesso em 12/6/2012).

Potêncial valor econômico

Espécie ornamental e comercializada por R$ 20,00 (http://www.colibriorquideas.com/especies/Brasilaelialobata.php; acesso em 12/6/2012) e exportada para outros países a partir de propagação artificial, ou seja, de espécimes não retirados da natureza (Fraga et al., 2009).

Dados populacionais

Segundo Fraga et al. (2009) há certamente mais de 2.500 indivíduos reprodutivos de H. lobata. Provavelmente 95% dos indivíduos estão concentrados no Complexo da Gávea e Morro Dois Irmãos. Devido às ameaças que incidiram e incidem sobre a espécie, estima-se que 80% dos indivíduos tenham sido retirados das subpopulações, praticamente extinguindo a subpopulação do Pão de Açúcar (Fraga et al., 2009).

Distribuição

Espécie endêmica do Rio de Janeiro (Barros et al., 2012), de ocorrência restrita aos inselbergs do litoral próximo à cidade do Rio de Janeiro (Fraga et al., 2009). Fraga et al. (2009) encontraram 60 registros de ocorrência para a espécie, entre relatos, bibliografia e coleções científicas, em quatro municípios: Rio de Janeiro, Niterói, Mangaratiba e Maricá. No entanto, a ocorrência da espécie só foi confirmada para os dois primeiros municípios. Os mesmos autores identificam quatro zonas de ocorrência da espécie: Pedra da Gávea e entorno (onde ocorre a maior densidade de indivíduos), Morro Dois Irmãos, Alinhamento dos Maciços entre o Morro dos Cabritos e Pão de Açúcar (encontrada apenas no Pão de Açúcar), e Maciços da enseada de Itacoatiara (sendo encontrada apenas no Morro do Alto Mourão ) (Fraga et al., 2009)

Ecologia

Orquídea clonal rupícola ou raramente epífita encontrada em afloramentos rochosos (Fraga et al., 2009) de Mata Atlântica (Barros et al., 2012). Floresce entre setembro e dezembro e é autocompatível. A autocompatibilidade não afeta significantemente a viabilidade das sementes (Fraga et al., 2009).

Ameaças

7.2 Storms/flooding
Detalhes Tempestades de verão e ventos fortes são responsáveis pela queda de touceiras, causa de mortalidade de indivíduos adultos (Fraga et al., 2009).

10.1 Recreation/tourism
Incidência local
Detalhes A principal ameaça para alocalidade de ocorrência Alinhamento dos Maciços entre o Morro dos Cabritos ePão de Açúcar é o turismo (Fraga et al., 2009).

10.1 Recreation/tourism
Detalhes As principais ameaças para alocalidade de ocorrência Maciços da enseada de Itacoatiara são o turismo eescaladores (Fraga et al., 2009).

10.1 Recreation/tourism
Detalhes Por ocorrer em pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, a espécie é bastante sujeita ao extrativismo e à remoção acidental de indivíduos maduros (Fraga et al., 2009).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Os locais em que a espécie ocorre foram desmatados para a agricultura entre os séculos XVI e XIX e atualmente sofrem com a ocupação urbana e queimadas intencionais (Fraga et al., 2009).

9 Intrinsic factor
Detalhes A alta densidade de touceiras e, consequentemente, de flores florescendo ao mesmo tempo levaria a espécie a ter deriva genética, o que poderia levar à fixação de genes deletérios na população(Fraga et al., 2009).

10.1 Recreation/tourism
Incidência local
Detalhes A principal ameaça para alocalidade de ocorrência Pedra da Gávea e entorno é o turismo (Fraga et al., 2009).

1.7 Fire
Incidência local
Detalhes As principais ameaças para alocalidade de ocorrência Morro Dois Irmãos são o fogo e guerras entretraficantes e policiais (Fraga et al., 2009).

3 Harvesting (hunting/gathering)
Detalhes Espécie aparentemente abundante por volta de 1850, foi intensamente coletada e atualmente é considerada uma espécie rara. Nos dias atuais a pressão de extrativismo sobre a espécie é pequena (Fraga et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: Consta no apêndice I da CITES: http://www.cites.org/eng/app/appendices.php; acesso em 12/06/2012

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 1.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Encontrada no Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual do Penhasco Dois Irmãos e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Fraga et al., 2009).

Usos

Referências

- BARROS, F. DE; VINHOS, F.; RODRIGUES, V.T.; BARBERENA, F.F.V.A.; FRAGA, C.N.; PESSOA, E.M. Orchidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB011717>. Acesso em: 5/6/2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FRAGA, C.N.; FONTANA, A.P.; SADDI, E.M.; CONSTANTINO, P.A.L.; SIMONELLI, M.; BOCAYUVA, M.; BORGES, R. Plano de ação para a conservação de Cattleya lobata Lindl., Plano de Ação das orquídeas em risco de extinção do Brasil ? Relatório Técnico, Rio de Janeiro, RJ, p.162-240, 2009.

Como citar

CNCFlora. Hadrolaelia lobata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hadrolaelia lobata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/07/2012 - 17:47:01